Duas estrelas da mesma constelação: Meu Quintana, os teus cantares Não são, Quintana, cantares: São, Quintana, quintanares. Quinta-essência de cantares... Insólitos, singulares... Cantares? Não! Quintanares! Quer livres, quer regulares, Abrem sempre os teus cantares Como flor de quintanares. São cantigas sem esgares. Onde as lágrimas são mares De amor, os teus quintanares. São feitos esses cantares De um tudo-nada: ao falares, Luzem estrelas luares. São para dizer em bares Como em mansões seculares Quintana, os teus quintanares. Sim, em bares, onde os pares Se beijam sem que repares Que são casais exemplares. E quer no pudor dos lares. Quer no horror dos lupanares. Cheiram sempre os teus cantares Ao ar dos melhores ares, Pois são simples, invulgares. Quintana, os teus quintanares. Por isso peço não pares, Quintana, nos teus cantares... Perdão! digo quintanares. Manuel Bandeira
Leia Mais...
DESEJO ( VICTOR HUGO ) Desejo primeiro que você ame, E que amando, também seja amado. E que se não for, seja breve em esquecer. E que esquecendo, não guarde mágoa. Desejo, pois, que não seja assim, Mas se for, saiba ser sem desesperar. Desejo também que tenha amigos, Que mesmo maus e inconseqüentes, Sejam corajosos e fiéis, E que pelo menos num deles Você possa confiar sem duvidar. E porque a vida é assim, Desejo ainda que você tenha inimigos. Nem muitos, nem poucos, Mas na medida exata para que, algumas vezes, Você se interpele a respeito De suas próprias certezas. E que entre eles, haja pelo menos um que seja justo, Para que você não se sinta demasiado seguro. Desejo depois que você seja útil, Mas não insubstituível. E que nos maus momentos, Quando não restar mais nada, Essa utilidade seja suficiente para manter você de pé. Desejo ainda que você seja tolerante, Não com os que erram pouco, porque isso é fácil, Mas com os que erram muito e irremediavelmente, E que fazendo bom uso dessa tolerância, Você sirva de exemplo aos outros. Desejo que você, sendo jovem, Não amadureça depressa demais, E que sendo maduro, não insista em rejuvenescer E que sendo velho, não se dedique ao desespero. Porque cada idade tem o seu prazer e a sua dor e É preciso deixar que eles escorram por entre nós. Desejo por sinal que você seja triste, Não o ano todo, mas apenas um dia. Mas que nesse dia descubra Que o riso diário é bom, O riso habitual é insosso e o riso constante é insano. Desejo que você descubra , Com o máximo de urgência, Acima e a respeito de tudo, que existem oprimidos, Injustiçados e infelizes, e que estão à sua volta. Desejo ainda que você afague um gato, Alimente um cuco e ouça o joão-de-barro Erguer triunfante o seu canto matinal Porque, assim, você sesentirá bem por nada.
Leia Mais...
Coração - Guilherme de Almeida Lembrança, quanta lembrança Dos tempos que já lá vão! Minha vida de criança, Minha bolha de sabão! Infância, que sorte cega, Que ventania cruel, Que enxurrada te carrega, Meu barquinho de papel? Como vais, como te apartas, E que sozinho que estou! Ó meu castelo de cartas, Quem foi que te derrubou? Tudo muda, tudo passa Neste mundo de ilusão; Vai para o céu a fumaça, Fica na terra o carvão. Mas sempre, sem que te iludas, Cantando num mesmo tom, Só tu, coração, não mudas, Porque és puro e porque és bom!
Leia Mais...
MESMO ASSIM As pessoas são irracionais, ilógicas e egocêntricas. Ame-as MESMO ASSIM. Se você tem sucesso em suas realizações, ganhará falsos amigos e verdadeiros inimigos. Tenha sucesso MESMO ASSIM. O bem que você faz será esquecido amanhã. Faça o bem MESMO ASSIM. A honestidade e a franqueza o tornam vulnerável. Seja honesto MESMO ASSIM. Aquilo que você levou anos para construir, pode ser destruído de um dia para o outro. Construa MESMO ASSIM. Os pobres têm verdadeiramente necessidade de ajuda, mas alguns deles podem atacá-lo se você os ajudar. Ajude-os MESMO ASSIM. Se você der ao mundo e aos outros o melhor de si mesmo, você corre o risco de se machucar. Dê o que você tem de melhor MESMO ASSIM. Madre Tereza de Calcutá
Leia Mais...
Os versos que te dou J. G. de Araújo Jorge Ouve estes versos que te dou, eu os fiz hoje que sinto o coração contente enquanto teu amor for meu somente, eu farei versos...e serei feliz... E hei de fazê-los pela vida afora, versos de sonho e de amor, e hei depois relembrar o passado de nós dois... esse passado que começa agora... Estes versos repletos de ternura são versos meus, mas que são teus, também... Sozinha, hás de escutá-los sem ninguém que possa perturbar vossa ventura... Quando o tempo branquear os teus cabelos hás de um dia mais tarde, revivê-los nas lembranças que a vida não desfez... E ao lê-los...com saudade em tua dor... hás de rever, chorando, o nosso amor, hás de lembrar, também, de quem os fez... Se nesse tempo eu já tiver partido e outros versos quiseres, teu pedido deixa ao lado da cruz para onde eu vou... Quando lá novamente, então tu fores, pode colher do chão todas as flores, pois são os versos de amor que ainda te dou. J. G. de Araújo Jorge (José Guilherme de Araújo Jorge)
Leia Mais...
"Por fora, tenho tantos anos que você nem acredita. Por dentro, doze ou menos, e me acho mais bonita. Por fora, óculos, algumas rugas, gordurinhas, prata nos tintos cabelos. Por dentro, sou dourada, alma imaculada, corpo de modelo. Por fora, em aluviões, batem paixões contra o peito. Paixões por versos, pinturas, filosofia e amigos sem despeito. Por dentro, sei me cuidar, vivo a brincar, meio sem jeito. Não me derrota a tristeza, não me oprime a saudade, não me demoro padecente. E é por viver contente que concluo sem demora: é a menina que vive por dentro, que alegra a mulher de fora.
Leia Mais...
Soneto de Fidelidade Vinícius de Moraes De tudo ao meu amor serei atento Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto Que mesmo em face do maior encanto Dele se encante mais meu pensamento. Quero vivê-lo em cada vão momento E em seu louvor hei de espalhar meu canto E rir meu riso e derramar meu pranto Ao seu pesar ou seu contentamento E assim, quando mais tarde me procure Quem sabe a morte, angústia de quem vive Quem sabe a solidão, fim de quem ama Eu possa me dizer do amor (que tive): Que não seja imortal, posto que é chama Mas que seja infinito enquanto dure.
Leia Mais...
Seduz-me Com ardor e paixão Alucinas-me de amor Me afogas em teus beijos Me chamas de tua Acordando-me de madrugada Tiras-me o sono Me chamando a fazer amor Mergulho em teus desejos e vontades Não sei resistir Dou-te meu amor Embriagas-me em teu doce mel Entrelaços sem fim Perfeitos Amantes.
Leia Mais...
Onde há inveja, não há amizade! Onde há inveja, não há amizade! a inveja, como a raiva, faz mais mal a quem sente do que ao alvo. Por isso, minha amiga, condoa-se de quem tem inveja de você. Deseje a essa pessoa que ela consiga o que deseja e alcance a felicidade, pois somemte assim ela se livrará desse sentimento tão torturante. Proteja-se das pessoas invejosas desejando a elas tudo que elas invejam em você. (Camões
Leia Mais...
MÃE. Não é calendário. Não é capital. Mãe é energia. Criadora. Amor. Mãe gera o pai, gera o filho... Gera alimento, abrigo - proteção. Mãe é dia... é noite. Cotidiano. Mãe com pai, cuida. Mãe e filho sem pai, é "PÃE". Mãe dá vida que inicia. Mãe é ciclo do ser. ********************** Autoria: Júnia Cruz Ramires
Leia Mais...
AI-5 Época impiedosa. Horror... Desculturação. Pensamentos sem liberdade. Homens expulsos. Egocentrismo de um pouco mínimo. Ignorancia política. Imposição armada. ... Está na memória.
Leia Mais...
A alma de uma mulher Nada mais contraditório do que ser mulher... Mulher que pensa com o coração, age pela emoção e vence pelo amor. Que vive milhões de emoções num só dia e transmite cada uma delas, num único olhar. Que cobra de si a perfeição e vive arrumando desculpas para os erros, daqueles a quem ama. Que hospeda no ventre outras almas, dá a luz e depois fica cega, diante da beleza dos filhos que gerou. Que dá as asas, ensina a voar, mas não quer ver partir os pássaros, mesmo sabendo que eles não lhe pertencem. Que se enfeita toda e perfuma o leito, ainda que seu amor nem perceba mais tais detalhes. Que, como uma feiticeira, transforma em luz e sorriso as dores que sente na alma, só pra ninguém notar. E ainda tem que ser forte, para dar os ombros para quem neles precise chorar. Feliz do homem que por um dia souber, entender a alma da mulher! (Lucinete Vieira)
Leia Mais...
Castro Alves Onde Estás É meia-noite... e rugindo Passa triste a ventania, Como um verbo de desgraça, Como um grito de agonia. E eu digo ao vento, que passa Por meus cabelos fugaz: "Vento frio do deserto, Onde ela está? Longe ou perto?" Mas, como um hálito incerto, Responde-me o eco ao longe: "Oh! minh'amante, onde estás?. . . Vem! É tarde! Por que tardas? São horas de brando sono, Vem reclinar-te em meu peito Com teu lânguido abandono! ... 'Stá vazio nosso leito... 'Stá vazio o mundo inteiro; E tu não queres qu'eu fique Solitário nesta vida... Mas por que tardas, querida?... Já tenho esperado assaz... Vem depressa, que eu deliro Oh! minh'amante, onde estás? ... Estrela — na tempestade, Rosa — nos ermos da vida; lris — do náufrago errante, Ilusão — d'alma descrida! Tu foste, mulher formosa! Tu foste, ó filha do céu! ... ... E hoje que o meu passado Para sempre morto jaz... Vendo finda a minha sorte, Pergunto aos ventos do Norte... "Oh! minh'amante, onde estás?..."
Leia Mais...
Há certas horas, em que não precisamos de um Amor... Não precisamos da paixão desmedida... Não queremos beijo na boca... E nem corpos a se encontrar na maciez de uma cama... Há certas horas, que só queremos a mão no ombro, o abraço apertado ou mesmo o estar ali, quietinho, ao lado... Sem nada dizer... Há certas horas, quando sentimos que estamos pra chorar, que desejamos uma presença amiga, a nos ouvir paciente, a brincar com a gente, a nos fazer sorrir... Alguém que ria de nossas piadas sem graça... Que ache nossas tristezas as maiores do mundo... Que nos teça elogios sem fim... E que apesar de todas essas mentiras úteis, nos seja de uma sinceridade inquestionável... Que nos mande calar a boca ou nos evite um gesto impensado... Alguém que nos possa dizer: Acho que você está errado, mas estou do seu lado... Ou alguém que apenas diga: Sou seu amor! E estou Aqui! William shakespeare
Leia Mais...
A Cor da Lágrima... (Wayne W. Dyer) Por quê a lágrima não tem cor? Enquanto chorava, me pus a pensar. Se fosse vermelha como sangue, As minhas vestes poderiam manchar. Se a lágrima fosse amarela, A cor da alegria, Expressar tristeza Jamais poderia Se fosse azul, A cor da serenidade, Eu não choraria jamais. Seria só tranqüilidade. Se fosse branca Como pétalas de rosas, Não seriam lágrimas... Mas pérolas preciosas. Ainda mais uma vez Fiquei me questionando... Porque a lágrima não tem cor? Se ela fosse preta Só expressaria o horror? Porque será que a lágrima não tem cor? A lágrima não tem cor... Porque nem sempre exprime dor. E se ela fosse roxa, como poderia Expressar a alegria? As lágrimas não têm cor Porque são expressões da alma Quando o espírito está chorando O coração diz: tenha calma! Se a lágrima tivesse cor Deveria ter a cor do amor Ou mesmo a cor da paixão Que às vezes invade o coração. Ou talvez a cor da tristeza Que abala a alma e tira a calma Mas faz em meu ser uma limpeza. Se a lágrima tivesse cor Poderia ser vermelha como o sangue. A lágrima não tem cor. Porque ela nos aproxima do nosso Criador. Se a lágrima tivesse cor Eu só iria chorar de alegria. Mas, e a lágrima da saudade? De que cor ela seria? E a lágrima da decepção, De que cor seria então? Se a lágrima tivesse cor Deveria ter a cor de um brilhante Como a lágrima é preciosa Deus deu-lhe a cor do diamante.
Leia Mais...
A FLOR DE MARACUJÁ Um dia encontri um sertanejo Perto de um pé de Maracujá E perguntei-lhe: Diga-me lá caro sertanejo Por que razão nasce roxa A flor de Maracujá? Ah, pois então eu vou narrar-lhe A história que ouvi contar, A razão porque nasce roxa A flor de Maracujá O Maracujá já foi branco Eu posso até lhe jurar, Mais branco que a claridade Mais brando do que o luar Quando a flor nele nascia Lá pros confins do sertão O Maracujá parecia Um ninho de algodão Mas um dia, há muito tempo Num mês que até nem me lembro, Se foi Maio, se foi Junho, Se foi Janeiro ou Dezembro Nosso Senhor Jesus Cristo Foi condenado a morrer Numa cruz crucificado Longe daqui a valer Pregaram Cristo a martelo E ao ver tamanha crueza, A natureza inteirinha Pôs-se a chorar de tristeza Choravam tristes os campos As folhas e as ribeiras, Choravam os passarinhos Nos ramos das laranjeiras E junto da cruz havia Um pé de Maracujá Carregadinho de flor Aos pés de Nosso Senhor E o sangue de Jesus Cristo Sangue pisado de dores, No pé de Maracujá Tingia todas as flores Eis aqui seu moço ou moça A história que eu ouvi contar A razão porque nasce roxa A flor de Maracujá Autor desconhecido
Leia Mais...
EM TEMPO Com tempo ou sem tempo, e apesar dos contratempos, consegui um tempo para falar do tempo! "Tempo de nascer, tempo de morrer" "Tempo de amar, tempo de chorar" "Tempo de glória, tempo de derrota" "Tempo de tristeza, tempo de alegria" Fala-se de tempo hà tanto tempo e ninguém mais tem tempo de VIVER o tempo!
Leia Mais...
Noite chega. Estrelas brilham. O vento segue ruas, avenidas, becos e janelas abertas. Em cidades acesas silêncios caminhos pecorrem os sossegos.
Leia Mais...
Eu te amo porque te amo Não precisas ser amante, e nem sempre sabes sê-lo. Eu te amo porque te amo. Amor é estado de graça e com amor não se paga. Amor é dado de graça, é semeado no vento, na cachoeira, no eclipse. Amor foge a dicionários e a regulamentos vários. Eu te amo porque não amo bastante a mim. Porque amor não se troca, não se conjuga, nem se ama. Porque amor é amor a nada, feliz e forte em si mesmo. Amor é primo da morte, e da morte vencedor, por mais que o matem (e matam) a cada instante de amor. ( Carlos Drumond de Andrade )
Leia Mais...
UM AMIGO ETERNO De repente você encontrará alguém que mudará a sua vida e passará a ser parte dela. Alguém que fará você rir até não poder mais. Alguém que fará você acreditar que realmente vale a pena estar no mundo. Alguém que o convencerá que há uma porta destrancada esperando apenas que você vá abri-la. Esse alguém é o Amigo Eterno Quando você estiver triste e tudo parecer escuro e vazio, seu Amigo Eterno erguerá você e fará com que o mundo de repente pareça-lhe brilhante e cheio de boas possibilidades. Seu Amigo Eterno estará com você em tempos difíceis, em tempos tristes, em tempos de desequilíbrio. Se você quiser dar uma volta em sua vida, tomar rumos diferentes, seu Amigo Eterno o acompanhará. Se você se perder no caminho, seu Amigo Eterno o guiará e o apoiará quando você se reencontrar. Seu Amigo Eterno apertará sua mão e, seja qual for à situação, sempre lhe assegurará que tudo há de ficar bem. Se você já tem um alguém assim, sinta-se feliz e completo porque não há com que se preocupar: Você tem um Amigo Eterno. ... E o que é eterno não tem fim..
Leia Mais...
QUEM É VOCÊ (Isolda-Eduardo Dusek) Quem é você? Quem é você que me chega na toca da noite vem nos braços de um sonho que eu não desvendei eu concheço o teu beijo, mas não vejo o teu rosto quem será que eu amo e ainda não encontrei Que sorriso aberto ou olhar tão profundo que disfarce será que usa pro resto do mundo onde será que você mora em que lingua me chama em que cena da vida haverá de comigo cruzar Que saudade é essa do amor que eu não tive porque é que te sinto se nunca te vi será que são lembranças de um tempo esquecido ou serão previsões de te ver por aqui....então venha VENHA!!!
Leia Mais...
Alma Perdida Toda esta noite o rouxinol chorou, Gemeu, rezou, gritou perdidamente! Alma de rouxinol, alma de gente, Tu és, talvez, alguém que se findou! Tu és talvez, um sonho que passou, Que se fundiu na Dor, suavemente... Talvez sejas a alma, a alma doente Dalguém que quis amar e nunca amou! Toda a noite choraste... e eu chorei Talvez porque, ao ouvir-te, adivinhei Que ninguém é mais triste do que nós! Contaste tanta coisa à noite calma, Que eu pensei que tu eras a minhalma Que chorasse perdida em tua voz! Florbela Espanca
Leia Mais...
Passos na A reia Vento que traz das ondas do mar Saudade que faz de você lembrar O amor que nasceu e a gente viveu Hoje no tempo tudo se perdeu Éramos dois ao olhos de Deus Aos olhos do tempo Como Julieta e Romeu Naquele auto-mar só existia o amor Nós dois a se amar Não sei porque acabou Mas até ficou nossos passos na areia A onda não apagou Pois foi mais forte o amor Hoje em mim a saudade incendeia Quando há lua cheia Quero contigo estar Você se foi Pra onde eu não sei Mandei te buscar Mas não te encontrei (autor desconhecido)
Leia Mais...
Se eu encontrar um. assim...mudo a minha vida PROCURA-SE UM HOMEM Silvana Duboc Procura-se um homem Que tenha fome de amor Que saiba cultivar a minha doçura Que se embrenhe na minha loucura Que me faça delirar de dia E a noite me encha de fantasias Pocura-se um homem Meio criança Que se envolva na minha dança Que fuja comigo Que se esconda no meu abrigo Que se delicie com as minhas histórias Que escreva as minhas memórias Procura-se um homem Que me cubra de flores Que me prometa todos os tipos de amores Que me entregue às ilusões Que de joelhos pegue na minha mão E me peça cem vezes perdão Por ter demorado tanto tempo Pra vir me buscar Mas ainda assim Tenha atendido aos meus lamentos E queira me levar dessa agonia De ter esperado por ele Tantas noites E tantos dias.
Leia Mais...
amigo é... Aquele que nos dá coragem, mas quer a coragem também. Aquele que nos abre a porta, mas pode fechá-la também. Aquele nos dá um empurrão, mas quer ser empurrado também. Aquele que vibra com o nosso sucesso, e nós com o dele também. Aquele que resiste sua inveja, mas é resistente à nossa também Aquele que nos dá carinho, mas quer ser acarinhado também. Aquele que cobra pouco, mas é cobrado pouco também. Aquele que nos consola, mas quer ser consolado também. Aquele que nos acompanha, mas quer companhia também. Aquele que nos dá seu calor, mas quer ser aquecido também. Aquele que nos dá amor, mas quer ser amado também. Aquele que nos dá sua amizade, e quer um amigo também..
Leia Mais...
É PROIBIDO É proibido chorar sem aprender, Levantar-se um dia sem saber que fazer Ter medo de suas lembranças. É proibido não rir dos problemas Não lutar pelo que se quer, Abandonar tudo por medo, Não transformar sonhos em realidade. É proibido não demonstrar amor Fazer com que alguém pague por tuas dúvidas e mau-humor. É proibido deixar os amigos Não tentar compreender o que viveram juntos Chamá-los somente quando necessita deles. É proibido não ser você mesmo diante das pessoas, Fingir que elas não te importam, Ser gentil só para que se lembrem de você, Esquecer aqueles que gostam de você. É proibido não fazer as coisas por si mesmo, Não crer em Deus e fazer seu destino, Ter medo da vida e de seus compromissos, Não viver cada dia como se fosse um último suspiro. É proibido sentir saudades de alguém sem se alegrar, Esquecer seus olhos, seu sorriso, só porque seus caminhos se desencontraram, Esquecer seu passado e pagá-lo com seu presente. É proibido não tentar compreender as pessoas, Pensar que as vidas deles valem mais que a sua, Não saber que cada um tem seu caminho e sua sorte. É proibido não criar sua história, Deixar de dar graças a Deus por sua vida, Não ter um momento para quem necessita de você, Não compreender que o que a vida te dá, também te tira. É proibido não buscar a felicidade, Não viver sua vida com uma atitude positiva, Não pensar que podemos ser melhores, Não sentir que sem você este mundo não seria igual. PABLO NERUDA
Leia Mais...
um poema de Fernado Pessoa Acima da verdade estão os deuses. A nossa ciência é uma falhada cópia Da certeza com que eles Sabem que há o Universo. Tudo é tudo, e mais alto estão os deuses, Não pertence à ciência conhecê-los, Mas adorar devemos Seus vultos como às flores, Porque visíveis à nossa alta vista, São tão reais como reais as flores E no seu calmo Olimpo São ontra natureza.
Leia Mais...
Queria eu ter o dom Queria eu ter o dom de escrever coisas eternas. Pois eternas são todas as coisas que escrevemos. Mesmo que não faça sentido a vida é o sentido do ser(homem) é a passagem para a elevação. Quando pego o lápis e o papel, não sou eu que escrevo mas sim o meu coração e minha alma impulsionada por uma força maior que todas as forças existentes no universo. Essa força chamea-se amor. O amor apesar de oculto, ainda existe dentro de mim Porque ele é uma chama que não se apaga, apenas diminui sua intensidade. Escrevo para que meus pensamentos não se percam no tempo e no espaço. Escrevo para que meus pensamentos fiquem eternamente consolidados. Mesmo que não sejam lidos, estarão guardados na memória do tempo.
Leia Mais...
SOZINHO NO MUNDO! Eu pensei que a vida fosse assim: O tempo passa e cada um fica sozinho Sozinho no tempo Sozinho na vida Sozinho no mundo! Ví tanta gente indo embora Ví tanta gente de mala pronta Ví tanta gente dizer adeus! Também ví gente que não teve sequer tempo de dizer adeus antes de ir embora! Vi gente fugir de um abraço Ví tanta gente correr de um beijo e guardar para si o desejo... E refletindo bem Descobri sem querer Que nunca estive sozinho. Por onde andei Surgiu sempre uma mão que guiou... E quando caí Sempre apareceu alguém Para me acudir... Descobri ainda muito mais: Quem tem fé no coração Tem DEUS para hoje... Tem DEUS para amanhã... Tem DEUS para sempre!
Leia Mais...
ORA(direis)OUVIR ESTELAS! Olavo Bilac "Ora (direis) ouvir estrelas! Certo Perdeste o senso!" E eu vos direi, no entanto, Que, para ouvi-las, muita vez desperto E abro as janelas, pálido de espanto ... E conversamos toda a noite, enquanto A via láctea, como um pálio aberto, Cintila. E, ao vir do sol, saudoso e em pranto, Inda as procuro pelo céu deserto. Direis agora: "Tresloucado amigo! Que conversas com elas? Que sentido Tem o que dizem, quando estão contigo?" E eu vos direi: "Amai para entendê-las! Pois só quem ama pode ter ouvido Capaz de ouvir e de entender estrelas."
Leia Mais...
CHUVA! Chuva atrevida me desperta assustada Esmurra minha janela embaçada Vá embora, minha alma quer calor! Sol me aqueça com amor! Goteja fortemente na vidraça Feroz e insistente, que trapaça! Ludibria a parca luz do sol, que atrevida. Em meu quarto faz guarida! Aos poucos vou acostumando-me Entregando-me aos seus enredos Confesso quase sussurrando meus segredos! Do sol não tenha ciúme O cheiro de terra molhada tem seu perfume Inebriando minha alma com amor Tal qual o sol com seu calor Chuva pode ficar Não vai impedir-me de amar! Eliza Maria de Jesus
Leia Mais...
Silêncio!... No fadário que é meu, neste penar, Noite alta, noite escura, noite morta, Sou o vento que geme e quer entrar, Sou o vento que vai bater-te à porta... Vivo longe de ti, mas que me importa? Se eu já não vivo em mim! Ando a vaguear Em roda à tua casa, a procurar Beber-te a voz, apaixonada, absorta! Estou junto de ti, e não me vês... Quantas vezes no livro que tu lês Meu olhar se pousou e se perdeu! Trago-te como um filho nos meus braços! E na tua casa... Escuta!... Uns leves passos... Silêncio, meu Amor!... Abre! Sou eu!... Florbela espanca
Leia Mais...
FIO DE VIDA (Thiago de Mello) Já fiz mais do que podia Nem sei como foi que fiz. Muita vez nem quis a vida a vida foi quem me quis. Para me ter como servo? Para acender um tição na frágua da indiferença? Para abrir um coração no fosso da inteligência? Não sei, nunca vou saber. Sei que de tanto me ter, acabei amando a vida. Vida que anda por um fio, diz quem sabe. Pode andar, contanto (vida é milagre) que bem cumprido o meu fio.
Leia Mais...
Primeiro Namorado Primeiro namorado Ah nós mulheres... cinquentonas ou um pouco mais, não importa... Sabidonas, isso sim, somos demais... Prontas para amar, mas os maridos esgotados nem ligam... Quem sabe já os amamos demais... E eis que de repente, saindo lá do passado, surge em nossas vidas já calmas... Ele, o primeiro namorado. A mesma voz, que emoção! Está vivo afinal meu coração. Nas canções estão as lembranças, tão vivas como quando eramos crianças. No peito o coração bate como louco, mas o tempo pra sonhar ficou tão pouco... Que se sonha até acordada. Fica-se meio que perdida, meio que drogada, enterra-se a senhora, renasce a namorada. E o marido que nada desconfiou diz indiferente... -É a crise coitada, ou esclerosou. Mas o tempo nem sempre é amigo, corro ao espelho e assustada digo: -Virgem Santa! o que o tempo fez comigo... Mas o milagre acontece, a fome antes tanta, desaparece, e tenho até um" insight", Meu Deus! primeiro namorado é "diet". Estou feliz, me sinto gente, tenho um brilho diferente acho que é no olhar... Estou feliz, me sinto viva, entro na contagem regressiva, chega o dia de encontrar. Lá está ele em pé, já me avistou.. O tempo pra ele também passou mas, quem se importa? Sinto friagem nas pernas, ligeira vertigem, no peito imenso calor. Dessa vez não é menopausa, não, não, não, dessa vez é puro amor. Nos aproximamos de mansinho. E sussurramos devagarinho: oi amor.. O tempo, tudo em volta fica para trás só restam ali aquela mocinha e aquele rapaz Entregam-se então todos os sonhos, o primeiro e o último sonhado, naquela louca e linda certeza de saber-se tão amado. Cai o pano. O mundo por um tempo emudeceu em meio à dor da separação o coração grita: VALEU!! Porque gente, o primeiro namorado... Ah! esse nunca morreu.
Leia Mais...
UM POEMA MODERNO... Que formosos são os seus passos dados de sandálias, filha do príncipe! Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados por mão de artista. O teu umbigo é uma taça redonda, a que não falta bebida; o teu ventre é monte de trigo, cercado de lírios. Os teus dois seios como duas crias, gêmeas de uma gazela. O teu pescoço como torre de marfim; os teus olhos são como as piscinas de Hesbom, junto à porta de Bate Rabim; o teu nariz como a torre do Líbano que olha para Damasco. A tua cabeça é como o Monte Carmelo, a tua cabeleira como a púrpura; um rei está preso nas tuas tranças. Quão formosa, e quão aprazível és, amor em delícias! Esse teu porte é semelhante à Palmeira, e os teus seios a seus cachos. Dizia eu : Subirei a palmeira, pegarei em seus ramos. Sejam os teus seios como os cachos da vide, e o aroma da tua respiração como o das maçãs. Os teus beijos são como o bom vinho. Cantares de Salomão
Leia Mais...
EU TENHO A TI " Jesus! Meus dias, a partir de hoje, raiarão floridos, porque eu tenho a Ti! Não mais as lágrimas, não mais a dor, não mais as queixas, não mais as manhãs cinzentas, porque eu tenho a Ti! Hoje, eu prometo ser diferente, mais confiante, valente, guerreiro de minha própria causa, destemido, ardente, como Tu mesmo o fostes; assim serei!... Hoje, para começar, quero olhar para vida sem medo de receber chacotas, críticas, desprezo, ironias, maus tratos e palavras frias, vou olhar a face da hipocrisia sem me abalar, sem sofrer, pois que me importam as decepções da estrada, as pedradas, as desilusões, se eu tenho a Ti? Junto ao Teu peito nunca mais serei pequeno! Serei grande, forte, arrojado, dono e senhor de mim mesmo, capacitado a me impor com nobreza, a participar, a seguir em frente, a fazer brilhar minha própria luz, a criar, porque eu tenho a Ti! Se me amam menos, que importância tem? Se o que faço não conta, que importância tem? Importa é que sigo contigo, seguro, e aprendo em teus olhos que o que importa é que Tu me amas e que eu tenho a Ti! Quando chegar a noite, Jesus, e ao deitar-me, quero te agradecer, feliz, por ter estado contigo, ter me resguardado, ter amado, perdoado e ganho assim o meu dia, ao teu lado! Quero adormecer em paz qual criança pequena que nada teme quando em colo amigo, assim serei contigo, hoje e sempre, porque tenho a Ti! "
Leia Mais...
COMO NOS CONTOS DE FADAS!! Você chegou e não percebi. Que bela floresta eu via do gramado onde estava! Distraída em pensamentos, com tanto amor represado sem saber onde colocá-lo! Olhando ao redor, vários casais de namorados abraçados... Questionava, quando o encontrarei? Por um instante tudo ficou diferente... Abriu-se um caminho pelas árvores, e lá estava ele... Um lindo cavaleiro em seu corcel branco, a me chamar, chamar!... Fui correndo ao seu encontro. Daí tive a certeza, era meu grande amor, que tanto busquei!... O cavaleiro me colocou sobre seu cavalo e cavalgamos nosso sonho de amor!...
Leia Mais...
Velhas Árvores (Olavo Bilac) Olha estas velhas árvores, mais belas Do que as árvores moças, mais amigas, Tanto mais belas quanto mais antigas, Vencedoras da idade e das procelas... O homem, a fera e o inseto, à sombra delas Vivem, livres da fome e de fadigas: E em seus galhos abrigam-se as cantigas E os amores das aves tagarelas. Não choremos, amigo, a mocidade! Envelheçamos rindo. Envelheçamos Como as árvores fortes envelhecem, Na glória de alegria e da bondade, Agasalhando os pássaros nos ramos, Dando sombra e consolo aos que padecem!
Leia Mais...
AUSÊNCIA... Eu deixarei que morra em mim o desejo de amar os teus olhos que são doces Porque nada te poderei dar senão a mágoa de me veres eternamente exausto. No entanto a tua presença é qualquer coisa como a luz e a vida E eu sinto que em meu gesto existe o teu gesto e em minha voz a tua voz. Não te quero ter porque em meu ser tudo estaria terminado. Quero só que surjas em mim como a fé nos desesperados Para que eu possa levar uma gota de orvalho nesta terra amaldiçoada Que ficou sobre a minha carne como nódoa do passado. Eu deixarei... tu irás e encostarás a tua face em outra face. Teus dedos enlaçarão outros dedos e tu desabrocharás para a madrugada. Mas tu não saberás que quem te colheu fui eu, porque eu fui o grande íntimo da noite. Porque eu encostei minha face na face da noite e ouvi a tua fala amorosa. Porque meus dedos enlaçaram os dedos da névoa suspensos no espaço. E eu trouxe até mim a misteriosa essência do teu abandono desordenado. Eu ficarei só como os veleiros nos pontos silenciosos. Mas eu te possuirei como ninguém porque poderei partir. E todas as lamentações do mar, do vento, do céu, das aves, das estrelas. Serão a tua voz presente, a tua voz ausente, a tua voz serenizada. by Vinícius de Moraes
Leia Mais...
 
© 2010 Caminhando nas Nuvens. Todos os direitos reservados.
Template Design by Mundo Blogger - Powered by Blogger